filme

10 filmes de empreendedores para te inspirar

Filmes de empreendedores e documentários sobre o tema são excelentes formas de contar histórias de sucesso, mostrar as dificuldades que um empreendimento pode enfrentar, e principalmente, passar mensagens que servirão como inspiração para muitas pessoas.

Títulos famosos mostram o quão difícil foi a caminhada de vários empresários desde o início até a glória, e muitos servem como exemplo de superação, garra e vontade de fazer algo acontecer. Afinal, antes de dar certo, um empreendedor tem que passar por verdadeiras provações ao longo da sua vida. 

Com isso em mente, nós selecionamos 10 filmes de empreendedores para compor esta lista, que traz desde biografias de grandes nomes da indústria, até histórias incríveis de ilustres desconhecidos, que foram do sucesso à falência (e vice-versa).

Você pode assistir esses filmes no Amazon Prime, na Netflix ou no Telecine Play. Confira!

Steve Jobs

Um dos mais famosos filmes de empreendedores é Steve Jobs, que fala da vida de um dos maiores ícones do mercado de tecnologia para consumo. Mesmo com algumas controvérsias sobre sua personalidade e estratégias, ele segue sendo uma referência para muitos.

Ele foi um homem a frente de seu tempo que transformou e moldou toda a indústria, principalmente do marketing, por isso acompanhar sua biografia é muito interessante.

A proposta desse filme é focar em três dos principais momentos de sua carreira, que é o lançamento do Macintosh, a criação da Next e chegada do primeiro iMac. Se você precisa de inspiração, é um filme perfeito para isso. 

Também existe outro filme sobre a história de Steve Jobs que recomendamos você a assistir, chamado Jobs e que tem Ashton Kutcher no papel principal.  

Walt antes do Mickey

A Disney é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, e grande parte desse sucesso começou com a criação do Mickey pelo animador norte-americano Walt Disney.

O filme conta sua biografia desde a infância até a criação do seu próprio estúdio, além de mostrar muitos fatos que o público geralmente não sabe, como por exemplo os momentos em que ele passou fome e teve que comer restos do lixo, suas dívidas, problemas em pagar seus funcionários e até mesmo ficar sem um lugar para morar. É uma verdadeira mensagem de aprendizado e persistência! 

À procura da felicidade

Esse é um dos mais dramáticos filmes de empreendedores da história recente, e por isso arranca lágrimas de muitos por onde passa.

Ele conta a história de superação de Chris Gardner – interpretado por Will Smith – que com um filho para criar, usa todas as suas habilidades como vendedor para conseguir um emprego melhor, mas infelizmente só o que consegue é um estágio não remunerado.

Daí em diante ele precisa passar por muitas dificuldades financeiras e até ser despejado, até finalmente conseguir o sucesso e abrir o seu próprio escritório. Se você precisa de uma grande história de superação, esse é o filme perfeito para isso. 

Coco antes de Channel

Na maioria esmagadora dos filmes de empreendedores é mostrando o sucesso de homens no mercado, mas esse se destaca por contar a história de uma mulher: Gabrielle Chanel, estilista e fundadora da marca Chanel S.A e que futuramente também apareceu na lista das 100 pessoas mais importantes do século XX.

Gabrielle ficou órfã cedo após a morte da sua mãe, mas ao trabalhar como costureira, descobre a sua grande vocação. Ela conhece um comerciante rico e começa a mostrar o seu talento, adaptando suas roupas e criando versões femininas baseadas em versões masculinas.  

Joy: O nome do Sucesso

Este filme mostra como grande parte das ideias de grandes empreendedores nascem de necessidades básicas do dia a dia que todos nós passamos diariamente.

Joy Mangano é uma mulher divorciada e mãe de dois filhos que, após se cortar tentando limpar uma taça de vinho que havia caído no chão, tem a ideia de criar um esfregão auto-limpante.

O filme mostra toda a sua trajetória para fazer essa ideia virar algo grande, desde a procura de investidores até mesmo o pagamento de royalties para um homem em Hong Kong que também havia criado um produto similar. 

Ctrl+Alt+Compete

Feito em parceria com a Microsoft, esse documentário mostra a história de cinco startups, contando todas as dificuldades e desafios de se ter sucesso no mundo dos negócios, tudo isso pela visão dos criadores dessas empresas, que precisam enfrentar vários problemas se quiserem conseguir um lugar entre os grandes.

O grande diferencial desse filme é mostrar o ponto de vista de pessoas que realmente conseguiram atingir o topo, como é o caso de Nolan Bushnell (Atari), Mike Maples Jr (Twitter), entre outros. 

Fome de poder

O McDonald’s é a maior rede de Fast Food do mundo, mas para a empresa chegar nesse patamar, teve a participação de Illinois Ray Kroc, um vendedor ambulante que apostou todas suas fichas em transformar uma única sede do restaurante em uma das maiores franquias do mundo. O filme mostra como foi toda essa trajetória, e claro, todas as dificuldades que ele enfrentou para conseguir o sucesso, incluindo retirar os próprios irmãos McDonald do negócio. 

A rede social 

O Facebook é a maior rede social do mundo, e muitos já devem ter ouvido falar, mesmo que superficialmente, sobre a história de Mark Zuckerberg, que se tornou o bilionário mais jovem da história com a criação do site.

Esse filme conta como a ideia surgiu e foi feita, além de mostrar os bastidores da ascensão da empresa, incluindo todas as brigas, problemas e disputas judiciais que aconteceram. 

Piratas do Vale do Silício

Nos dias de hoje, o poder de processamento de um computador pessoal (PC) é facilmente ultrapassado pelo de um celular pequeno, mas a indústria percorreu um longo caminho para chegar até aqui.

O filme Piratas do Vale do Silício conta exatamente o surgimento do mercado de computação pessoal, quando Apple a Microsoft disputaram agressivamente cada milímetro desse ainda inexplorado terreno. De um lado havia Steve Jobs, e do outro Bill Gates, ambos jovens e com “sangue nos olhos”.

O filme foca em uma dramatização de tudo o que aconteceu naquele período, mostrando vários fatos desconhecidos por grande parte do público. O foco é na disputa entre os dois gênios da informática, numa competição que não era nada limpa pelos dois lados. 

Jogada de gênio

Esse filme mostra a história de um professor universitário que inventou um acessório automotivo que prometia mudar a indústria.

Assim como acontece em muitos casos, ele não possuía recursos financeiros para bancar a produção, e por isso apresentou seu projeto para uma grande montadora para tentar uma parceria.

A empresa acaba roubando sua ideia e, de forma totalmente antiética, leva todos os créditos e lucros da invenção. O acontecimento impacta profundamente a sua vida e da sua família. 

Além dos filmes de empreendedores e documentários citados aqui, existem vários outros que podem servir de inspiração para quem tem uma ideia ou quer abrir o próprio negócio.