* Vá no site Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Economia e clique em “Quero me Cadastrar”! www.precadastroctps.trabalho.gov.br.
* Na página “Primeiro Acesso” é hora de informar seus dados pessoais. Caso seja estrangeiro, não esqueça de selecionar “Não Sou Brasileiro”!
* Valide os dados para garantir sua segurança respondendo corretamente as perguntas da tela.´ Acabou? Clique em “Continuar”!
* Hora de validar! Você pode receber sua senha provisória através do e-mail ou por SMS. Após escolher uma das opções e marcá-la, clique em “Continuar”!
* Você vai receber um código de validação que deverá ser inserido no campo apropriado (aonde diz “Código de validação recebido”). Depois disso, clique em “Validar Cadastro”!
* Chegou o momento de criar uma senha! Faça a mais segura possível, com caracteres maiúsculos e minúsculos, números e símbolos! Clique em “Crie uma senha” para seguir!
* Use essa senha para acessar o portal do Ministério do Trabalho e Economia. Insira o seu CPF e depois clique em “Próxima”, insira sua senha e dê Continuar”!
* Automaticamente você será direcionado à Área do Cidadão, aonde poderá ver os serviços digitais que já tem. Para encontrar sua Carteira de Trabalho Digital, volte ao portal Emprega Brasil, e na página de serviços do MTE, clique em “Entrar”, localizado no topo esquerdo da página! Leia os Termos e Condições de Uso, e se estiver tudo certo para você, clique em “Autorizar”!
* Bem no final da página você vai encontrar o link “Imprimir Carteira”. Clique nele para obter sua Carteira de Trabalho Digital e enviar para seu empregador/contador.
Você pode enviar por e-mail – basta e escolher “Salvar como PDF” e pronto! Já está pronta a sua Carteira de Trabalho Digital!
OBSERVAÇÃO: Só não pode jogar a carteira de papel fora, está certo? Mantenha ela para assegurar seus registros mais antigos!